quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quem sou como professor aprendiz?

Sou professora mas no momento não estou exercendo a profissão. Porém, apesar de já ter exercido a função de educadora, sem dúvida que passar pelo processo de estágio está sendo uma experiência enriquecedora, pois levo para sala de aula uma nova visão sobre o processo ensino/aprendizagem que aprendi e estou aprendendo na Faculdade. Posso dizer que estou realizando um sonho, ou seja, fazer faculdade de Pedagogia para ampliar meus conhecimentos e me especializar na área da educação, onde tenho planos futuros, além de amar a profissão.
Sempre que estou em sala de aula com as crianças ,procuro estimulá-los a aprender a ouvir, a falar, a brincar, a compartilhar , enfim, estimulando a interação e a sociabilização entre eles. Com isso estimulo a participação efetiva de todos, respeitando as limitações de cada um e explorando suas habilidades e aptdões, de maneira que eles possam desde pequenos a lidar com as adversidades e as diferenças, mantendo assim o respeito uns pelos outros.
O processo de ensino através da construção do conhecimento, onde o aluno é visto como o sujeito, ou seja, capaz de expressar sua opinião, ser ouvido pelo professor, poder interagir com os demais, é muito importante. Não só para os alunos, que se tornarão adultos mais confiantes, críticos e questionadores, mas também para nós educadores, uma vez que aprendemos muito com eles, o que nos faz refletir sobre muitos aspectos em relação as nossas condutas de vida e de profissional da educação.
Desta forma, procuro manter essa interação e respeito mútuo, através do diálogo, desenvolvendo a confiança e o prazer em aprender. Espero assim estar contribuído para uma nova visão de que, “Não somos os detentores do saber” (Paulo Freire).

Nenhum comentário:

Postar um comentário